PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS INFÂNCIAS E DE JOVENS E ADULTOS A CONTRAPELO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS

Maria Tereza Tavares, Marcia Soares de Alvarenga

Resumo


O artigo intenciona um diálogo com o campo da Formação de Professores, em especial, com as políticas de formação de Professoras das infâncias e de jovens e adultos em periferias urbanas. Apresentamos recortes de uma pesquisa que investigou a formação de professoras egressas do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo/RJ, visando conhecer e compreender suas concepções sobre seus processos formativos. O artigo convida à reflexão sobre processos formativos docentes nos quais a escala do lugar, o território material e simbólico, é tomada como um campo de forças que intensifica e interpela os modos objetivos e subjetivos de processos formativos de professores no âmbito da infância e da educação escolar de jovens e adultos.

Palavras-chave:  Processos formativos de professoras; Políticas de  Formação de Professores; Educação das infâncias e de jovens e adultos

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